VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

quarta-feira, 27 de julho de 2011

EMBALAGENS DE ALIMENTOS COM GLÚTEN COM MAIS INFORMAÇÕES



As embalagens dos alimentos vão mudar. É uma decisão da Justiça. Os produtos que contêm glúten precisam trazer mais explicações. Além da tradicional frase “Esse produto contém ou não contém glúten”, as embalagens deverão ter um aviso sobre a doença celíaca, uma intolerância a essa proteína.

Muita gente sofre com esse problema e o único remédio é não comer nada que tenha glúten. Glúten é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais.

Na hora de comer, você celíaco deve tomar todo cuidado, nada pode ter glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e na aveia.

A doença atinge quase 1% da população mundial. A doença depende de pré-disposição genética que causa má formação do intestino. O intestino do celíaco tem uma área menor e não consegue absorver o glúten. Resultado: outros nutrientes, como vitaminas, não são aproveitados pelo organismo.

A cura é muito simples: basta não comer alimentos como pão, biscoito, massas - que tenham glúten. Uma dieta difícil de manter fora de casa.

“Uma prática bastante frequente nos restaurantes é engrossar o alimento com farinha de trigo. Muitas vezes, na própria carne de frigideira passa um pouco de farinha para dar aquele tostado muito atraente para os olhos e para o paladar”, comenta o pesquisador da UnB .

Reportagem do Bom dia Brasil de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário