VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

domingo, 24 de julho de 2011

TRIGO SARRACENO




O trigo sarraceno é um alimento funcional e saboroso e pode ser usado no lugar do trigo tradicional no preparo de receitas, com vantagem de não possuir glúten.

Pessoas com a doença celíaca não devem ingerir glúten, portanto o trigo sarraceno está liberado, pois como já mencionado está livre desta substância.


O trigo sarraceno pode atuar no controle do açúcar no  sangue prevenindo doenças cardiovasculares, assim como o trigo e a cevada, tem flavonóides, que são antioxidantes. "Eles diminuem o enrijecimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol HDL (o "bom") e a abaixar o LDL (o "mau")"


Em  alguns  esse ingrediente é chamado de mourisco ou trigo mouro.


Seu uso na culinária internacional é amplo, tanto na forma de grãos descascados quanto como farinha. Após lavado, o grão inteiro pode ser cozido da mesma forma que o arroz e consumido puro, em saladas ou como mingau, com frutas.


Abaixo segue uma receitinha básica para que você possa usar o trigo sarraceno como farinha.


Pãezinhos de trigo sarraceno

2 xícaras (chá) de trigo sarraceno
4 ovos
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Farinha de soja e margarina para untar
Orégano (opcional)
Preparo
Moa o trigo sarraceno no liquidificador ou no processador como farinha. Na tigela da batedeira misture o trigo moído com os ovos batidos, junte o sal e o fermento, deixando uma mistura homogênea. Reserve. Unte e enfarinhe forminhas de empadas, distribua a massa reservada, polvilhe orégano e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até estar assado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário