VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RECEITA DO DIA 25/01/2012

Amigos andei um pouco sumida, mas foi em função das festas, férias e o verão. Graças a Deus o verão!!!!!!!!!!
Bom a receita que vou postar hoje é a que irei fazer para o meu jantar. Um delicioso risoto de funghi, e para acompanhar um bom vinho branco gelado, para brindar o calor que está fazendo.


O Risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido. Existem vários tipos de Risotto, mas um dos mais gostosos é feito com fughi, que é um tipo de cogumelo. Vale a pena conferir essa receita!



  • 02 xícaras de chá de arroz arbóreo
  • ½ cebola, picada
  • 20 g de funghi seco, picado
  • 01 xícara de chá de vinho branco
  • 1 ½ l de caldo de galinha ou carne sem glúten
  • 04 colheres de sopa de manteiga
  • 04 colheres de sopa de queijo parmesão, ralado
Numa tigela, coloque o funghi e cubra com água morna. Deixe de molho por 30 minutos. Numa panela, coloque o caldo de galinha e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve. Em outra panela, coloque metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e misture por 4 minutos ou até que fique transparente. Junte o arroz e misture por 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Retire o funghi da água e coloque na panela. Refogue por 1 minuto.
Mantenha a panela com o caldo em fogo baixo. Na panela com o arroz, acrescente 1/3 do caldo e mexa até secar. Junte mais 1/3 do caldo e mexa sem parar até que seja absorvido. Adicione o restante, aos poucos, verificando a consistência do risoto. Ele deve ficar úmido e com o arroz al dente. Quando atingir o ponto de risoto, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga. Misture parmesão ralado e sirva bem quente.
Dica: Adicione o caldo aos poucos e ir misturando sempre para o arroz liberar o amido. A última parte do caldo não necessariamente deve ser adicionada por completo. Verifique a consistência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário