VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

VIVENDO FELIZ SEM O GLÚTEN

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CONSELHOS PARA UMA COZINHA SEM GLÚTEN

Conselhos para cozinhar  sem glúten

Se  utilizar  manteiga  ou  margarina,  descarte  a  que  possa  ter algumas migalhas de pão ou se foi tocada com uma faca usada para passar em alimentos com glúten. Nesse caso é melhor abrir um pote novo.

Se  fritar,  que  o  óleo  ou  azeite  seja  novo.  Se  for  fritar  algo empanado ou batatas, frite o sem glúten primeiro para depois fritar as outras coisas com glúten.

Não use os mesmos utensílios para untar ou mexer alimentos com e sem glúten  (por exemplo:  tenha um  talher para mexer ou servir cada alimento).

Se  fizer  molhos, não deixe que usem pães diretamente sobre eles, nem que engrossem com farinha de trigo, caso seja necessário utilize amido de milho.

Na hora do lanche, tenha cuidado com os alimentos de uso comum: doces,  queijos,  requeijão,  manteiga  ou margarina.
Nesse caso o ideal é que tenha em casa um pote de cada um desses alimentos, etiquetados e de uso exclusivo do celíaco.

 Se torrar pão sem glúten, faça isso sobre uma folha de papel alumínio em um forno ou frigideira - nunca use torradeira ou sanduicheira  que seja usada normalmente com pães com glúten. O mais seguro é uma torradeira só para uso do celíaco.

Alguns pequenos detalhes pode fazer toda a diferença. Acredite!

Uma vez o médico do meu filho me disse que a faca que corta o meu pão, não pode cortar a maçã dele e ai eu entendi o cuidado que teria que ter com esses pequenos detalhes.

Um comentário:

  1. É verdade...Hj a médica da minha filha me explicou que esses pequenos detalhes é que fazem a diferença!!

    ResponderExcluir